• Agnus Odontologia

Periodontia: especialidade capaz de prevenir danos à saúde bucal e sistêmica

Atualizado: 8 de Out de 2019

Tem reparado placas nos dentes, manchas ou sangramentos na gengiva? Há quanto tempo você não visita o seu dentista? O ideal, para manter a saúde bucal, é fazer visitas regulares ao dentista para ele verificar possíveis anormalidades, antes mesmo de elas se tornarem visíveis ou surgirem incômodos. Mas, se os sinais apontados no início do texto já se revelaram para você ou observou ainda: alterações na posição dos dentes, retrações gengivais e retenções de alimentos na boca, você precisa de um profissional periodontista.

Entre as várias especialidades odontológicas, a periodontia é aquela que atua na prevenção e no tratamento de doenças que envolvem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. Os profissionais periodontistas cuidam, por exemplo, de infecções causadas por bactérias que afetam a gengiva, levando, em casos mais sérios, até a perda do dente em adultos. Essas bactérias se proliferam devido a vários fatores, entre eles, a má higienização bucal, fumo, baixa imunidade e maus hábitos alimentares.

O periodontista retira as placas bacterianas notadas, por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Em casos de maior dificuldade de acesso ou áreas comprometidas na raiz dentária, cirurgias podem ser indicadas. Além da remoção dessas placas, os tratamentos de periodontia, ajudam na redução de infecção bucal; na cura de processos inflamatórios, melhora a estética das regiões com retração gengival e previne diversas doenças.

0 visualização