Buscar
  • Agnus Odontologia

Importância da respiração correta


A respiração é um ato fisiológico que inclui a captação do oxigênio do ar, a sua utilização nos tecidos e, por fim, a expulsão do dióxido de carbono como produto residual do metabolismo.





Além da capacidade vital, a respiração tem o objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento da face. A pessoa saudável respira com todo o seu corpo, ou seja, seus movimentos respiratórios expandem profundamente através do mesmo.


A respiração inadequada provoca ansiedade, irritabilidade e tensão. Por isso, em qualquer situação estressante, a respiração se torna essencial.


A respiração profunda dá mais vida ao corpo. Os olhos brilham, a tonicidade muscular é boa, a pele mostra uma tonalidade brilhante e o corpo é quente.


A respiração nasal deve ser estimulada desde o nascimento a fim de que sejam ativados e reforçados todos os circuitos neurais fisiológicos da respiração.


A respiração bucal pode mudar a postura da cabeça, maxilares e língua. Ela também pode alterar o equilíbrio das pressões nos maxilares e nos dentes afetando o crescimento dos mesmos como também a posição dentária.


O tratamento deverá ser multidisciplinar visando o bem estar do indivíduo no seu todo, reintegrando harmonicamente o ser humano no seu meio ambiente. Quanto mais rápido tratar as alterações bucais, restabelecendo a completa respiração nasal fisiológica, mais rapidamente o indivíduo poderá se sentir mais feliz.

3 visualizações

Siga a Agnus nas Redes Sociais

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

CLM: 4218

RT: CROMG 7629

©2019 por Agnus Odontologia